Desertificação é a modificação de um ambiente, tornando-o, como o próprio nome indica, um deserto. Trata-se de um problema mundial que existe em mais de 100 países, ameaçando a subsistência de mais de um bilhão de pessoas. No Brasil, as áreas semiáridas estão, em sua maioria, na região Nordeste.

Por definição, deserto é uma área ou região na qual o clima é extremamente seco e a umidade relativa do ar alcança níveis abaixo de 12%. Uma área desértica se caracteriza pela escassez ou ausência de vegetação, e é pouco propícia à vida animal.

Um local pode tornar-se deserto por causas naturais, como o baixo nível de pluviosidade. Na região semiárida do Nordeste brasileiro as temperaturas são elevadas e as chuvas são irregulares e concentradas em um período que varia de três a cinco meses no ano.

A desertificação acontece também por ação do homem, que utiliza a terra de maneira errada, queimando a vegetação para dar lugar à pecuária, às novas formas de agricultura, ou até mesmo derrubando árvores para aproveitamento da madeira. Com isso, o solo fica desprotegido e exposto à ação do vento e da chuva. Estes, aos poucos, transportam parte do solo e de seus nutrientes para o leito dos rios, fazendo com que aquela área queimada ou desmatada sofra um processo chamado erosão, isto é, desgaste do solo. Assim, quase nada mais cresce, tornando impossível a sobrevivência de seus habitantes.

O uso intensivo do solo e as irrigações em excesso também causam erosão. A terra precisa de um tempo de descanso, sem nenhuma plantação, para recuperar seus nutrientes e escapar de um empobrecimento natural, mas infelizmente não é isso o que vem acontecendo. Pelas necessidades de abastecimento, colhe-se hoje e já se planta amanhã. O resultado é a diminuição das colheitas, porque o solo, desgastado, não corresponde às necessidades do agricultor.

Todos sofrem com a desertificação. A vegetação morre e os animais migram do seu habitat original para outro estranho, desequilibrando os ecossistemas.

As consequências dos maus-tratos ao meio ambiente geram grandes problemas para o planeta e seus habitantes, mas é sempre tempo de rever atitudes e propor soluções que reabilitem o que foi destruído.

Fonte: Organização das Nações Unidas (ONU)

Contato


Empresas Conveniadas


         

Ver todas